«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 


Novidades:


Galeria da visita


PASSO A PASSO

 

Obrigado

» Fim de linha. Aqui termina o labor do escriba. Tudo ou quase tudo
ou muito do que se passou foi novo, como de resto também o é
na função o tosco escriba. Se a isto somarmos que nada
ou quase nada foi visto ou ouvido ou ouvisto por ele, então se compreenderá a razão por que a crónica saiu assim.
De contrário, até talvez tivesse saído pior.
mais  »

 

Dia 16-20 de Dezembro
Peregrinação a Lisieux e outros
lugares Teresianos

» No fim da Visita, os portugueses — oitenta pelo menos, e no coração destes muitos outros — corresponderam ao convite de Teresinha e acompanharam-na a casa. mais  » 

 

Dia 15 de Dezembro, Quinta-feira

» O dia amanheceu cedo. Teresinha também. Jamais se esquecerá de ter passado o dia de seu pai São João da Cruz, cantor da natureza e da beleza da criação, na bela Ilha da Madeira. mais  »

Dia 14 de Dezembro, Quarta-feira
Solenidade de São João da Cruz,
Pai espiritual do Carmo e de Santa Teresinha

» No Funchal a noite nem foi noite nem foi longa. Uma luz especial saiu continuamente pelas janelas e portas do Carmo. mais  »

 

Dia 13 de Dezembro, Terça-feira
Memória de Santa Luzia, mártir

» Verde que te quero verde, cantava o poeta. A paisagem continua verdade até doer. Haja esperança que o verde, pelo menos nos Açores, nunca falha. mais  »

Dia 12 de Dezembro, Segunda-feira

» O dia amanheceu verde nos Açores. Sim, quem andar com falta de verde deve ir aos Açores. Aqui tudo é verde, tudo nos surge em diversos graus de verde. mais  »

 

Dia 11 de Dezembro, Domingo
Domingo III do Advento

» Há hora certa, Teresinha levantou da Portela rumo ao Aeroporto
das Lajes, Açores. Num voo sem nada a registar, chegou às 09h30,
hora local.
mais  »

Dia 10 Dezembro, Sábado

» Às seis, ainda de noite, Teresinha estava na capela de Cristo Redentor e a porta aberta. E quando a porta se abriu à Berta, naturalmente já havia pessoas às espera. Rezou-se de seguida o terço. Seguiu-se, calmamente, a veneração dos fiéis. mais  »

 

 

Dia 09 Dezembro, Sexta-feira

» O dia amanheceu. Às 08h00 rezaram-se Laudes na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E logo depois a Eucaristia. Esteve presente todo o clero da Covilhã, incluindo alguns religiosos do Verbo Divino, de Tortosendo. mais  »

Dia 08 Dezembro, Quinta-feira
Solenidade da Imaculada Conceição,
Padroeira de Portugal

» A noite foi fria, mas não dentro da capela do Carmelo da Santíssima Trindade, e muito menos junto de Teresinha. Rezam as crónicas que todas as vigílias — muito bem preparadas — tiveram sempre boas presenças. mais  »

 

 

Dia 07 Dezembro, Quarta-feira
S. Ambrósio,
Bispo e Doutor da Igreja

» O dia amanheceu sereno neste cantinho do Céu, que é o Carmelo. Às 8h00 cantaram-se o Ofício de Leituras e a Oração de Laudes, presididas pelo capelão da Comunidade. mais  »

 

Dia 06 Dezembro, Terça-feira

» Lentamente o dia foi amanhecendo. A noite deu lugar ao dia. O amor e as expressões de carinho a Teresinha formaram um continuum durante a noite, e promete continuar durante o dia. E pela mão de Teresinha todos vão a Jesus. mais  »

 

 

Dia 05 Dezembro, Segunda-feira
Memória dos Santos Frutuoso, Martinho de Dume e S. Geraldo

» O dia amanheceu com promessa de sorrisos francos. A chuva já lá vai, parece que virá o bom tempo. Às 08h00 da manhã celebrou-se missa no Mosteiro das Irmãs Concepcionistas. mais  »

Dia 04 Dezembro, domingo
Domingo II do Tempo do Advento

» Em Viseu o dia amanheceu frio e solene. É domingo. À medida que o dia foi crescendo foi subindo a temperatura ambiente e a do coração. Teresinha foi a mais pontual às missas dominicais da Sé. mais  »

 

Dia 03 Dezembro, sábado
Memória de S. Francisco Xavier, Padroeiro das missões

» O dia amanheceu lento e frio. Teresinha descansou ao lado de Jesus. Às 8h30 os solícitos e omnipresentes seminaristas de Lamego cantaram a oração de Laudes. mais  »

Dia 01 Dezembro, quinta-feira

» Às 7.30h, frei Francisco OCarm. presidiu à Eucaristia. No final impôs o Escapulário do Carmo a todos os Bombeiros e procedeu à bênção das rosas. Depois de ter visto tanta alegria e amor à Virgem Maria Teresinha saiu satisfeita em direcção à Sé Nova de Bragança. mais  »

 

Dia 30 Novembro, quarta-feira
Festa de Santo André, Apóstolo

» Hoje é o último dia de Novembro. Teresinha está em Portugal há mais de um mês. Ainda não se cansou. Estou certo que quereria ficar por aqui, pois a temos tratado muito bem. mais  »

Dia 29 Novembro, terça-feira

» Novo dia, novo amanhecer frio. Todos se levantaram cedo. Às 7.30h,
o Vigário Geral, Dr. Fontes, celebrou a Eucaristia. A fama de Teresinha vem de longe e o dia de hoje vai prová-lo mais uma vez.
 mais  »

 

Dia 28 Novembro, Segunda-feira

» Teresinha madrugou. Os sinos da Sé de Vila Real badalavam as 7.30h da manhã, quando o pároco da Sé e Vigário Geral da Diocese, Dr. Fontes, iniciou a Eucaristia. mais  »

Dia 27 Novembro, Domingo

» Pontualmente, as relíquias chegam ao Largo da Câmara Municipal de Vila Real. Para trás tinha ficado Braga e a passagem mais cuidadosa
pelo Marão.
 mais  »

 

Dia 26 Novembro, Sábado

» Às 8h00, o sr. Cónego Valdemar, o Vigário Geral, presidiu à Eucaristia após o que Teresinha se recolheu no Carmo. Enquanto a carrinha de transporte obedecia ao trânsito o povo abandonou a Sé e corria pelas ruas da cidade a caminho da Igreja do Carmo. mais  »

Dia 25 Novembro, Sexta-feira

» O dia amanheceu e Teresinha continuava no Carmo, casa missionária. Às 8h00 o Superior da Comunidade presidiu à Eucaristia. Terminada esta rezou-se a Via Sacra percorrendo os textos espirituais de Santa Teresinha. mais  »

 

Dia 24 Novembro, Quinta-feira
Memória de S. André Dung-Lac e seus Companheiros,
Mártires do Vietname

» A manhã acordou sorridente em Viana do Castelo.
Teresinha acordou a tempo de cantar Laudes às 9h00.
 mais  »

Dia 23 Novembro, Quarta-Feira

» Eram seis horas da manhã e tocaram à campainha do Convento
do Menino Jesus em Avessadas. Um ouvido mais atento acordou
e foi abrir. Era gente vinda de longe que queria estar com Santa
Teresinha.
 mais  »

 

Dia 22 Novembro, Terça-Feira
Memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir

» A noite foi longa.
Mas não deixou de ser alegre, juvenil, empenhada.
mais  »

Dia 21 Novembro, Segunda-feira
Memória da Apresentação de Nossa Senhora

» O dia amanheceu sereno na Serra da Arrábida. Agora que é dia pode ver-se que o Mosteiro de Belém está em embrião. Espera-se que Santa Teresinha lhe dê um forte impulso e certamente há-de dar ou não fosse um Mosteiro para louvar o seu Menino Jesus! mais  »

 

Dia 20 Novembro, Domingo
Solenidade de Cristo rei do universo

» Durante a manhã Teresinha esteve na Sé e participou nas missas paroquiais das 9h00 e 12h00. Os Irmãos da Venerável Ordem Terceira velaram todo o tempo as relíquias. mais  »

Dia 19 Novembro, Sábado

» Pontualmente, às 9h00 Teresinha foi acolhida na Sé catedral de
Faro. A recebê-la estava o Rev. Vigário Geral da Diocese e muito
povo.
mais  »

 

 

Dia 18 Novembro, Sexta-feira

» Quando, pelas 9h00 da manhã Teresinha chegou à praça central de Portimão já ali havia muita gente. Uma menina, Teresinha por sinal, estivera falando da Santa respondendo a perguntas sugeridas e respondidas pelo Guião das celebrações. mais  »

Dia 17 Novembro, Quinta-feira
Memória de Santa Isabel da Hungria

» Teresinha amanheceu entre as carmelitas do Sagrado Coração de Jesus. Às 8h00 rezaram-se Laudes e depois a Eucaristia. mais  »

 

Dia 16 Novembro, Quarta-feira

» O dia amanheceu feliz em Beja. Há volta da catedral há movimento inusitado. São muitas as crianças que têm peregrinado até Santa Teresinha. A organização é de excelente nível e muito mobilizadora de escolas e infantários. mais  »

Dia 15 Novembro, Terça-feira

» O dia amanheceu cedo. Às 08h00 o Reitor da Igreja da Memória, Pe. Amorim presidiu a umas Laudes Solenes. Às 09h00 os militares da Guarda Nacional Republicana rezaram a Via Sacra. mais  »

 

Dia 14 Novembro, Segunda-feira

» Às 16h30 Teresinha abandonou a Sé de Lisboa. Havia um curto caminho a cumprir. O Cón. Manuel Luis agradeceu a presença ilustre de Teresinha «uma grande graça para Portugal, para Lisboa e sobretudo para a Sé». mais  »

Dia 13 Novembro, Domingo
Domingo XXXIII do Tempo Comum

» O dia acorda e Teresinha ainda está no Carmelo do Sagrado Coração de Jesus. Às 07.45h o P. Alpoim presidiu à Eucaristia dominical que foi animada pela Juventude Alegria de Maria. mais  »

 

Dia 12 Novembro, Sábado
Memória de S. Josafat, mártir da unidade da Igreja

» O dia de hoje vai ser de festa no Carmelo, mas também de lágrimas. A meia da manhã o Padre Provincial, Frei Pedro Ferreira dá a Profissão Religiosa à Irmã Teresa Isabel do Menino Jesus. mais  »

Dia 11 Novembro, Sexta
Memória de S. Martinho

» O dia de hoje será de muitas surpresas. Mas antes de hoje falemos da noite de ontem, a Noite do Amor Misericordioso. A Sé de Lisboa estava cheia, muitos eram jovens. mais  »

 

Dia 10 Novembro, Quinta-feira
Memória de S. Leão Magno

» A festa e a reflexão, a meditação e a oração continuam em Lisboa. E Teresinha continua cá linda e garbosa. O Professor Marcelo R. de Sousa é um dos congressistas. Ontem à noite deu uma palestra na Igreja de S. Domingos de Benfica. mais  »

Dia 9 Novembro, Quarta-feira
Festa da Dedicação da Basílica de Latrão

» A festa continua em Lisboa. E Teresinha continua cá.
 

» O ICNE continua no seu ritmo. E a cidade também. Teresinha,
sempre atenta e disponível, vai recebendo a multidão que dela se aproxima.
mais  »
 

 

Dia 8 Novembro, Terça-feira

» Teresinha continua cá e feliz em Lisboa.
 

» A meia tarde telefonam-me. Telefonam-me várias vezes.
Telefonam-me de vários lugares.
mais  »

Dia 7 Novembro, Segunda-feira

» Santa Teresinha continua feliz em Lisboa. Está junto dos seus. Pode dizer-se que em Lisboa nada há de novo. Ou tudo é novo. (Depende do ângulo de visão). Quem sabia e estava preparado para a visita de Teresinha vai respondendo ao convite; quem não sabe, não sabe e pronto. mais  »

 

Dia 6 Novembro, Domingo
XXXII Domingo do Tempo Comum

» Santa Teresinha está feliz em Lisboa. O acolhimento foi afável, e os amigos foram muitos e por muitas horas de oração agradecida e de louvor. Hoje é Domingo, é dia do Senhor. Às 10.00h o senhor D. Tomaz Nunes, bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à oração de Laudes. mais  »

Dia 5 Novembro, Sábado

» Sábado é um dia favorável para as Relíquias: abandonam-se as canseiras da semana e o preceito do Dia do Senhor não vincula a obrigações maiores.
E traz as crianças, adolescentes e jovens a Teresinha. Foi assim em Évora durante a manhã deste dia. Uma manhã juvenil e a que não faltou um escuteiro que fosse!
mais  »
 

 

Dia 4 Novembro, Sexta-feira
Memória de São Carlos Borromeu

» As relíquias chegaram à Igreja do Salvador, na cidade de Elvas, às 09h00 da manhã. A recebê-las estava o Superior da Comunidade dos Padres Carmelitas Descalços, a restante comunidade e o Clero da cidade. mais  »

Dia 3 Novembro, Quinta-feira

» Ao raiar da manhã o Pe. Agostinho Leal presidiu a uma soleníssima eucaristia felizmente cantada e animada pelas Irmãs Carmelitas. Ás 10h00 as Relíquias saíram em direcção a Portalegre; o Sr. Cónego Lúcio acolheu Teresinha na Sé, uma Sé cheia de povo, de fé e de amor a Teresinha e à Igreja. mais  »

 

Dia 2 Novembro, Quarta-feira
Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

» Ao início da manhã o Pe. Agostinho Leal, que acompanha as Relíquias como fiel condutor, preside à Eucaristia após o que saem para a cidade de Abrantes. mais  »

Dia 1 de Novembro, Terça-feira
Solenidade de Todos os Santos

» Houve ainda lugar para a administração da Unção dos Doentes; e após a Eucaristia, às 15h00, as Relíquias partiram para a Diocese de Portalegre-Castelo Branco. mais  »

 

Dia 31 de Outubro, Segunda-feira

» As Relíquias foram levadas da Sé para o Mosteiro da Imaculada
Conceição (das Irmãs Clarissas), onde mais uma vez Teresinha foi muito
bem acolhida.
mais  »

Dia 30 Outubro, Domingo
XXXI Domingo Comum

» Às seis da manhã, quando se abriu a porta da capela do Carmelo de
São José havia já um magote de pessoas à espera. Às 8h15 o Padre Provincial presidiu à Eucaristia Dominical que foi concelebrada por
outros sacerdotes.
mais  »
 

 

Dia 29 de Outubro, Sábado

» Pelas 9h00, as Relíquias deixam Monte Real e dirigem-se para a Prisão Escola de Leiria. Os jovens reclusos espantam-se com a visita. Estão surpreendidos, admiradíssimos (a Visita esteve para ser suspensa, mas felizmente não o fora. Daí a admiração). mais  »

Dia 28 Outubro, Sexta-Feira
Festa dos Apóstolos São Simão e São Judas

» Durante a manhã deslocamo-nos de Fátima para Lisboa. Chove.
À medida que nos aproximamos do Aeroporto aumenta a intensidade da chuva.
mais  »


 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal