«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 11 Novembro, Sexta
Memória de S. Martinho

» O dia de hoje será de muitas surpresas. Mas antes de hoje falemos da noite de ontem, a Noite do Amor Misericordioso. A Sé de Lisboa estava cheia, muitos eram jovens. Doze dos muitos eram sacerdotes que confessaram quem deles se abeirou. Teresinha foi verdadeiramente apóstola do amor misericordioso de Jesus.

» Quem em nome de todos os presentes saudou Teresinha que tão bem acreditou no amor misericordioso foi o Pe. Hugo. E o Pe. Hugo junto do Altar e em frente ao Relicário, disse a todos: «Nunca estive ao lado duma Doutora da Igreja.» Depois desceu um degrau, e disse: «Estou ao lado duma Doutora da Igreja, e não me sinto bem». Desceu depois outro degrau e disse: «Sabeis? Estou ao lado duma Doutora da Igreja, e ainda não me sinto bem». Desceu depois outro degrau e disse: «Estou a chorar ao lado duma Doutora da Igreja». E estava mesmo.

» O dia seguiu de Sexta-feira decorreu como têm decorrido os outros, com uma diferença: Teresinha vai abandonar Lisboa, dará um salto até ao Carmelo do Sagrado Coração de Jesus, no Estoril. Por alguma razão muitos ainda não o sabem e quando o souberam vão lamentá-lo. Lisboa ama Santa Teresinha, quere-a em sua casa, nas suas paróquias. Visita-a na Sé, mas só até hoje. Muitos, porém ainda não o sabem. Vai ser um desconsolo.

» Teresinha esteve sempre aqui, não andou a passear; ocupou-se em receber bem todos os que puderam vir. Os congressistas hoje devem ter faltado aos ateliers. Parece que o Congresso desaguou aqui.

» Durante o dia a Sé esteve sempre cheia. A avalanche dos seus devotos e amigos aumentou. Aumentou de forma muito significativa a presença de estrangeiros, pois não há dúvida que o são. Também não são todos congressistas, porque estes identificam-se pelo passe do ICNE e pelo cachecol. Os estrangeiros chegam em pequenos magotes familiares, onde se nota bem a presença das crianças. Como se sabe as crianças portuguesas vieram incluídas em grandes grupos de catequeses, colégios e escolas.

» Às 19h30 as Relíquias chegam ao Carmelo. Estão a recebe-las o Padre Provincial, Frei Pedro Ferreira e os Padres Armindo Vaz e Alpoim Portugal; e foram introduzidas na pequena capela pelos 38 jovens da Juventude ‘Alegria de Maria’, que muito bem equipados e apetrechados lhes cantaram os cânticos especialmente compostos para a ocasião! A capela estava cheíssima até mais não; a atmosfera era, porém, de paz e serenidade. Seguiu-se uma vigília de oração.

» Antes, porém, à chegada, a Prioresa do Carmelo saudou e dialogou com Teresinha. Disse-lhe palavras lindas, como estas: «Enfim, Teresinha, chegaste e nós estávamos ansiosas que chegasses...»; «A verdade, é que nos sentimos bem diante de ti! És nossa irmã e temos muito que aprender contigo»; «Teresinha ouve o grito dos que imploram a paz do coração.»; «que as tuas pétalas nos tragam a sabedoria...».
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal