«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 09 Dezembro, Sexta-feira

» O dia amanheceu. Às 08h00 rezaram-se Laudes na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E logo depois a Eucaristia. Esteve presente todo o clero da Covilhã, incluindo alguns religiosos do Verbo Divino, de Tortosendo.
 

» Às 10h00 foi a despedida. As Relíquias saíram para Seia. A Viagem serena como as outras teve uma paragem no Alto da Torre, na Serra da Estrela. Teresinha gosta da neve e por isso se parou durante dez minutos para se respirar o ar seco e puro da serra. O sol brilhava. Se não aquecia pelo menos ressaltava a beleza do manto de neve que aconchegava a serra.

» Reiniciada a marcha começou a descida. No Sabugueiro, a oito quilómetros de Seia estavam à espera o Rev. Pároco de Seia, o sr. Vice-presidente da Câmara Municipal, o sr. Comandante da GNR e os Bombeiros. Depois de saudarem a ilustre visitante acompanharam-na até à sua terra. À chegada encontravam-se ainda mais sacerdotes, acólitos e bombeiros e muito povo que saudou Teresinha.

» Depois do acolhimento e saudação Teresinha foi levada em procissão festiva para a Igreja Paroquial que se encontrava engalanada com flores e lindas fotos suas. Seguiu-se a veneração das Relíquias

» Teresinha chegou pontual a Aveiro. Para uma visita tão grande o atraso foi muito curto. Por isso se diz que chegou pontual. À sua chegada tocaram festivos e alegres os sinos da Sé e responderam os do Carmo.

» Estavam a recebê-la o bispo diocesano, D. António Marcelino, o Vigário Geral, Monsenhor João Gaspar, o Pároco da Sé, Pe. João Gonçalves, o Delegado diocesano, Pe. José Manuel, o prior do Carmo, Frei João Costa e um punhado mais de sacerdotes. Foi recebida no amplo largo da Sé que se fez pequeno para os que a quiseram receber. Pisando um lindo tapete de flores, entrou na Sé, que se encontrava quase cheia, ao som de palmas.

» Numa breve alocução, D. António Marcelino referiu: «estamos aqui convocados pela jovem Carmelita S. Teresa do Menino Jesus. Sintamo-nos convocados por ela para evocar a sua vida santa e, depois, provocados a sermos, sem medo, santos como ela». Depois de celebrado o Rito de acolhimento procedeu-se à veneração das suas Relíquias, após o que algumas pessoas abandonaram a Sé, pois a Eucaristia só se celebraria às 19h00.

» Às 19h00 D. António Marcelino presidiu à Eucaristia que foi concelebrada por muitos sacerdotes, alguns deles religiosos, e muitos fiéis.

» Às 21h00 Teresinha foi em cortejo para o Carmelo de Cristo Redentor.
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal