«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 29 Novembro, terça-feira

» Novo dia, novo amanhecer frio. Todos se levantaram cedo. Às 7.30h, o Vigário Geral, Dr. Fontes, celebrou a Eucaristia. A fama de Teresinha vem de longe e o dia de hoje vai prová-lo mais uma vez.

» Durante toda manhã um mar de gente desaguou na Sé de Vila Real. Novamente muitos sacerdotes celebraram o sacramento da reconciliação, mostrando o rosto misericordioso de Deus. Diante das relíquias passou uma fila ininterrupta, uma fila solene que não terminava para ver as relíquias… Foram muitas as crianças e adultos que veneraram as relíquias deixando ali muitas flores, rosas, pedidos, orações, lágrimas. O tempo está frio, mas junto de Teresinha o tempo passa e a gente aquece-se.

» Na celebração de despedida, às 14.30h, presidida pelo sr. Bispo e concelebrada por muitos padres vindos de toda a diocese, D. Joaquim Gonçalves exortou os fiéis, afirmando: «Todos nós somos chamados para o Céu. Nós, todos: Baptizados, Leigos, Religiosos, Padres e Bispos, crianças, jovens, adultos e velhinhos e mesmo não baptizados, todos nós somos do Céu». Falou também da relação de Teresa com o seu pai Luis e de como ela transpôs essa relação para Deus Pai (o amor dos pais como sinal do amor de Deus) e pediu aos casais para terem espírito de oração na família e educar na fé cristã os seus filhos, como o sr. Martin. Falou ainda do valor da oração de Teresinha, que em menina rezou o que aprendeu na família; quando descobre a Igreja ora pela Igreja, porque no coração da Igreja ela é amor; finalmente descobre a oração missionária e aí ama e ora por todos, especialmente os missionários e até os não-crentes. E a terminar referiu: «Teresinha é a melhor oferta que o seu pai tinha para Deus. Quando somos pequeninos fotografamos bem o rosto do nosso pai, e Teresinha prova que fotografou bem o Deus-amor!».

» As Edições Carmelo estacionaram junto da Sé as Edições, e os livros alusivos a Teresinha quase esgotaram. Que sinal é este? Aquele que D. Joaquim Gonçalves leu bem chamando à atenção ao afirmar que as relíquias vão mas Teresinha permanece viva em Vila Real nos seus escritos…

» Às 15h00 gerou-se espontaneamente uma nova multidão para a despedida. As relíquias dirigiram-se para Moncorvo, diocese de Bragança. O Pe. Agostinho Leal, piloto da Volta a Portugal ganhou um novo co-piloto o Dr. Manuel Linda, reitor do Seminário e Coordenador da Pastoral Diocesana.

» A despedida desta diocese foi como a chegada: com muita alegria, lágrimas, palmas e lenços brancos foram muitos. Quem viu viu, quem não viu... visse.

» Às 17h00 celebrou-se o acolhimento no Carmelo do Coração de Jesus, em Moncorvo. Estavam a recebê-la o bispo diocesano, D. António Montes Moreira, vários sacerdotes, o Frei Francisco Ocarm., os irmãos da Venerável Ordem Terceira do Carmo, o senhor Presidente da Câmara, os Bombeiros — que transportaram Teresinha — e muito povo. Seguiu-se a veneração feita pelos presentes.

» Às 20.30h rezou-se o Terço e seguiu-se a veneração.
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal