«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 9 Novembro, Quarta-feira
Festa da Dedicação da Basílica de Latrão

» A festa continua em Lisboa. E Teresinha continua cá.
 

» O ICNE continua no seu ritmo. E a cidade também. Teresinha, sempre atenta e disponível, vai recebendo a multidão que dela se aproxima. E é que é uma multidão mesmo. Se é certo que as Paróquias seguem o seu programa particular de união a Teresinha, também é certo que a fila é contínua, a espera demorada e alguma vez interrompida para que as celebrações decorram serenas e sem perturbações. Não haja dúvida que Teresinha interpelou e falou aos corações.

» Fica um dado estatístico revelado por quem teve o cuidado de contar. Hoje, entre as 15.30h e as 16.30h passaram junto do relicário 472 pessoas. São muitas? Sim, talvez. Mas foi uma veneração serena, embora a passo rápido. A fila continua longuíííííííííííssima, porta e rua fora. Como ficaram aqueles que às 17.00h não puderam avançar para junto das relíquias?

» No fim da veneração duas senhoras de 30/40 anos descansam calmamente da longa espera que acaba de terminar. Comentam entre si e uma diz que pediu pétalas, e por isso aguarda pétalas. Sem o saberem, por cima do lugar em que descansam há uma floreira. E deu-se uma coincidência: caem três pétalas sobre as suas cabeças. Coincidência? Sim, coincidência. Mais que coincidência? Sim, e porque não? Melhor que nós sabe-o Teresinha. Mas os nossos olhos talvez não vejam mais que coincidência.

» Um outro caso. Algures, alguém não dormiu de seis para sete deste mês. Passou a noite a elencar as graças que necessita de pedir a Teresinha e por Teresinha a Jesus. Quando hoje se aproximou de Teresinha não conseguiu pedir nada do que tinha previsto pedir. Logo que tentava pedir algo escutava Teresinha que lhe dizia: «Estás a pedir o que não deves. O que precisas é outra coisa. Porque não pedes o que precisas? Porque não pedes a graça de fazer uma confissão bem feita, que há já muito não te confessas?». E pediu. Pediu e ficou a saber que amanhã, noite dentro, a Sé estará aberta para a Noite da Misericórdia: os sacerdotes confessarão ininterruptamente até ao alvorecer.

» Às 20.00h a Paróquia da Amadora entrou na Sé. A entrada era singela, mas organizada e pautada por cânticos. A oração presidida pelo Rev Pároco esteve tocante e acolhedora.

» As portas fecharam-se hoje mais cedo. Os congressistas foram convidados para a projecção do filme Thérèse, de Alain Cavalier. O Congresso continua, e Teresinha também continua bem no meio dele.
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal