«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 5 Novembro, Sábado

» Sábado é um dia favorável para as Relíquias: abandonam-se as canseiras da semana e o preceito do Dia do Senhor não vincula a obrigações maiores. E traz as crianças, adolescentes e jovens a Teresinha. Foi assim em Évora durante a manhã deste dia. Uma manhã juvenil e a que não faltou um escuteiro que fosse!

» Às 12h00, D. Maurílio de Gouveia presidiu a uma eucaristia soleníssima e jovem. À despedida agitaram-se os lenços, subiram os cânticos e não se esconderam lágrimas. Pela Sé abaixo Teresinha veio nos braços dos Seminaristas eborenses, aqueles que são já o seu amor muito querido!

» A partida é feita deixando para trás uma multidão juvenil e festiva. O Rev. Pároco, Pe. Serra, acompanha as Relíquias que agora se dirigem para a Cartuxa de Évora. Às 13h30 a comunidade dos monges recebem-na calidamente. Contrastando com outras chegadas, aqui não há palmas nem cânticos nem festa nem pétalas, mas serenidade e silêncio respeitosos. E é assim que gostosamente Teresinha se abandona e se deixa levar para o oratório privado da comunidade. Seguem-se cânticos solenes, leituras pausadas, silêncios orantes e sentidos. Depois, um a um os doze monges veneram as Relíquias.

» Às 15h25 chegam D. Maurílio e D. Amândio que se juntam à comunidade religiosa para a despedida de Teresinha tão querida desta Arquidiocese portuguesa desde os alvores da fama da sua santidade. Sentidamente o Prior da Comunidade abraça fraternamente o Pe. Agostinho Leal, e diz-lhe baixinho: «Obrigado por teres trazido Teresinha».

» A carrinha arranca suavemente como chegara. Há muitos quilómetros pela frente. O destino é Lisboa. A chegada será pontual, às 17h00, com muito mérito para os dois batedores da Brigada de Trânsito da GNR e para o veículo da mesma corporação que aguarda à entrada da Ponte Vasco de Gama.

» À porta da Sé aguardam D. Manuel Clemente, bispo auxiliar de Lisboa, o Cabido, várias Confrarias e os Arautos do Evangelho. A Sé estava cheia e rapidamente o terreiro da Sé também e o trânsito pára. Para muitos a surpresa é geral por uma visita tão inesperada, embora a frontaria da Sé se apresente embelezada com uma linda tarja com rosas e o rosto de Teresinha. O mesmo, aliás, se passa dentro: seis grandes pancartas mostram o rosto santo da Santa que ali entra.

» Depois do acolhimento procedeu-se à veneração, oração de Vésperas e Eucaristia Solene. A longa noite seria de vigília de oração.

» Na Sé de Lisboa termina a primeira parte da volta a Portugal do Furacão Teresinha. Como padroeira do ICNE-Congresso Internacional da Nova Evangelização Teresinha exercerá as suas prerrogativas. No dia 12 irá ao encontro das suas Irmãs do Carmelo do Sagrado Coração de Jesus.

» Terminada a primeira parte da volta a Portugal agradecemos ao Senhor esta graça imensa da presença de Teresinha entre nós. Ela é brisa suave esparcindo uma lufada de ar fresco que anima e compromete as comunidades, tantas vezes peregrinas por imenso e seco deserto. Teresinha é verdadeiramente missionária, à sua passagem não há coração que não se desperte e se anime.

» Oportunamente daremos a conhecer o andamento do Furacão!
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal