«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 12 Novembro, Sábado
Memória de S. Josafat, mártir da unidade da Igreja

» O dia de hoje vai ser de festa no Carmelo, mas também de lágrimas. A meia da manhã o Padre Provincial, Frei Pedro Ferreira a Profissão Religiosa à Irmã Teresa Isabel do Menino Jesus. O momento é lindo, não podia haver outro melhor.

» A capela está cheia de familiares e amigos e de muita alegria. A Irmã Teresa tem 41 anos, é natural da Parede e fora professora de música. Fora da capela ficaram os seus alunos que chegaram atrasados e se vêm impossibilitados de participar mais activamente na celebração (a capela estava mais que cheia). Mas, sobretudo, querem ver e se possível tocar na sua antiga professora, que é, dizem, uma mulher linda e cheia de talentos, imerecedora de ficar fechada atrás dumas grades. Nenhum deles a compreende; há quem chore inconsolável, profundamente inconsolável. Ao terminar a Eucaristia, o Padre Provincial agradeceu aos Patrocinadores a generosa colaboração prestada.

» Após a celebração a capela continuará cheia.

» Às 15h00 o sr. D. Albino Cleto preside a uma solene Eucaristia. Concelebraram sacerdotes carmelitas, Salesianos e Diocesanos. A homilia foi muito calorosa e familiar. «Estamos, disse o sr., Bispo referindo-se a Teresinha, perante uma mulher que se consagrou a Deus no silêncio, tendo no coração o mundo inteiro. Demos graças ao Senhor.»; «Corramos atrás de Teresinha, mas não nos arrastemos pelo sentimento de estar junto das suas relíquias: leiamos os seus escritos, pois eles são jóias que nós devemos ter gosto em desenterrar e mostrar.»; «Estamos perante a padroeira da Nova Evangelização. Alguma vez ela teria pensado que o seria? Julgo que não. E como foi possível? Afinal, ela jamais pregou, jamais saiu à rua para proclamar o Evangelho! Mas a verdade, porém, é que a sua voz está nas ruas, está nas casas, nas comunidades, nas igrejas...»; e o que poderia ser a conclusão do Congresso: «Vivei a fé mas não façais muitos planos. Teresinha ensina que não se evangeliza fazendo planos. Oferecei os vossos planos, a vossa inteligência e amor ao Senhor. Ponde-vos ao serviço de Deus a fim de que aconteça nestes tempos a Nova Evangelização». «Eu, continuou o bispo, estou envergonhado junto das Relíquias. Olho para a Igreja e vejo que cada vez mais somos menos, cada vez há menos cristãos, o amor parece cada vez mais arrefecido, as famílias parecem cada vez mais doentes. Porque não olhamos mais para Santa Teresinha, Se o fizéssemos talvez ela nos dissesse: ‘Tens dúvidas? Segue em frente, eu também tive. Tens problemas? Porque desanimas, eu também tive. As doenças atacam-te e impossibilitam-te? E eu, não sofri? Eu fiquei na Igreja, Eu permaneci no coração, eu fiquei amando! Coragem! Ânimo! Tende confiança’.»

» Às 18h00 celebraram-se Vésperas solenes, presididas pelo P. Alpoim Portugal.

» O dia terminará no Carmelo com uma conferência da Dra. Isabel Medina Silva falando de oração e da oração de Teresinha. A conferência foi reputada de muito interessante para gente interessada.
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal