«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 26 Novembro, Sábado

» Às 8h00, o sr. Cónego Valdemar, o Vigário Geral, presidiu à Eucaristia após o que Teresinha se recolheu no Carmo. Enquanto a carrinha de transporte obedecia ao trânsito o povo abandonou a Sé e corria pelas ruas da cidade a caminho da Igreja do Carmo. A chuva era fria e intensa, mas quem mais podia mais corria e corria melhor quem melhor sabia os atalhos.

» Quando Teresinha chegou ao Carmo já ali se tinha abatido a multidão, abriram-se as comportas e explodiu. Houve palmas, festa, animação, júbilo, e porquê escondê-lo: lágrimas.

» Estavam a acolhê-la os religiosos Carmelitas da comunidade que concelebraram a Eucaristia presidida pelo sr. Padre Superior. Seguiram-se vários momentos de oração presididos pelos seguintes grupos: antigos Seminaristas do Seminário Missionário Carmelitano de Viana do Castelo, Liga Eucarística, Escuteiros, Jovens de São Vicente, Religiosas e Religiosos, Crianças da catequese.

» Às 17h15 Santa Teresinha foi mais uma vez à prisão, e mais uma vez o relicário não coube na porta! O Director do estabelecimento prisional de Braga pediu para Teresinha ser recebida na parada da Prisão e para ali foram levados todos os elementos decorativos anteriormente preparados e o Relicário. Os reclusos saíram excepcionalmente para a parada e ali escutaram o Pe. Jeremias Carlos que depois das suas breves palavras ofereceu dois exemplares da História duma Alma para a biblioteca da prisão. Um dos reclusos leu uma oração feita por um grupo deles e pelo Frei Pinto, franciscano, onde pediam que Teresinha ajudasse as suas famílias e a todos trouxesse paz, serenidade, compreensão e entreajuda. Depois os mais de cinquenta presos ali presentes veneraram as relíquias e alguns guardaram gostosamente as pequenas pétalas que vinham sobre o relicário.

» Às 18h00 Teresinha chegou ao Carmelo da Imaculada Conceição, no Bom Jesus. O Pároco e as gentes de Tenões estavam a recebe-la com o calor, dignidade e galhardia do povo simples. Trouxeram as insígnias paroquiais e a cruz processional, e ao som da fanfarra dos escuteiros e dos foguetes caminharam ao longo dum lindíssimo tapete. Ao chegar à porta da Capela do Carmelo o povo, obviamente, não entrou todo e não lhe restou alternativa se não suportar o frio e transbordar monte abaixo até à hora de poder venerar a tão amada Teresinha.

» O Pe. Manuel Reis presidiu ao acolhimento das relíquias e o Rev. Pároco à Eucaristia que se seguiu. Durante a noite os Arautos do Evangelho, os Padres Carmelitas da Antiga Observância, os Padres da Santa Cruz e as Paróquias vizinhas passarão junto de Teresinha. Entretanto, na cidade, na Igreja do Carmo, o grupo de jovens Apocalipse do Movimento Carmo Jovem representam, numa sessão de multimédia, alguns momentos da vida santa que amanhã voltarão a acolher.
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal