II Jornadas sobre Longevidade e Espiritualidade

 

Image

O Centro de Espiritualidade, em Avessadas, Marco de Canavezes, irá realizar de 22 a 26 de agosto de 2022 as II Jornadas dedicadas ao tema da Longevidade e Espiritualidade, desta vez abordando diferentes perspetivas sobre a arte de valorizar ao longo da idade.

Longe de ser um problema, o envelhecimento tem é problemas associados a si. Chegar a uma idade tardia significa que o individuo está "aqui", partilhando o mesmo presente com os demais indivíduos. Nestas jornadas pretendemos refletir em torno de contributos científicos relevantes que nos ajudam a perceber o que importa valorizar para que a vida seja plenamente vivida. Partimos do princípio de que o envelhecimento pode ser positivo, isto é, quando os indivíduos conseguem manter uma vida significativa e com propósito.

O envelhecimento pode ser um período gerador de vida, não negando as perdas inerentes ao processo. A literatura científica demonstra uma estreita ligação entre um estilo de vida comprometido ao longo da idade e o bem-estar cognitivo nas idades tardias, e ainda, que as atividades de lazer contribuem para o bem-estar cognitivo, psicológico, social e espiritual. De acordo com a literatura, a espiritualidade proporciona um sentimento de pertença, de segurança e experiências de apaziguamento interior. Permite também uma abertura às relações interpessoais positivas, à esperança e facilita um maior sentido de vida, onde se inclui o sentido para o envelhecimento e para o próprio sofrimento.

Oferecemos um ambiente verdejante, privilegiado para o encontro e a reflexão, convidamos para uma semana onde através de sessões teóricas e práticas serão apresentadas reflexões, considerações e estratégias para desenvolvermos a arte de valorizar ao longo da idade. Inscrições: avessadas@carmelitas.pt ou 255538150

 

 
[Voltar às notícias]