Claustro

 

Image

Claustro é aquele lugar que, no convento, faz a mediação entre o exterior e o interior, ou permite que do interior se penetre ainda mais no mais interior da casa; dá também para quatro dedos de conversa e para vislumbres de céu. O que propomos com este claustro virtual, a ser publicado no site www.carmelitas.pt, é a promoção do diálogo de amigos entre a Igreja e a sociedade: A Igreja somos nós, carmelitas descalços leigos, irmãs e frades; a sociedade é quem por ali clicar.
Nos tempos que correm, sentimo-nos na obrigação de «caminhar juntos até à meta». Não temos a verdade toda; porém, não desprezamos as pepitas com que somos agraciados e os grãos de sabedoria que vamos burilando. Abrir e partilhar O Claustro é para nós uma urgência, que só um caminho temos por justo: cuidar a pessoa na sua unidade e integridade, desde a fé e o amor à Igreja que aprendemos com nossos pais Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, fazendo-nos companheiros de caminho e abrindo-nos às perplexidades do mundo.
Se algo temos para dizer, uma coisa é certa: o claustro é mais para ouvir.
Operacionalização: Um claustro tem quatro alas ou galerias; este tem quatro secções. A saber: Casa comum, Cultura, Desafios, Espiritualidade. Para cada secção escolhemos cinco colaboradores que serão distribuídos ao longo do ano, um por semana. A primeira publicação acontecerá no dia de São João da Cruz (14 de Dezembro, terça-feira); as restantes publicar-se-ão ao ritmo semanal, às terças-feiras.

http://claustro.carmelitas.pt/

 

2021-12-14

 
[Voltar às notícias]