Ordenação Sacerdotal do Frei Renato

 

Image

Com grande alegria, comunicamos que, no próximo dia 16 de julho, solenidade de Nossa Senhora do Carmo, o cardeal Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, ordenará presbítero o frei Renato da Cruz. A celebração decorrerá no Carmelo de São José (Fátima), pelas 11 horas.

Devido às circunstâncias atuais, a participação presencial nesta celebração será limitada a pessoas convidadas. Contudo, serão oportunamente publicitadas outras formas para que um maior número de pessoas possa acompanhar a celebração. Nos dias a seguir à ordenação, o neossacerdote presidirá várias celebrações eucarísticas, em diversas comunidades, em datas a anunciar brevemente. Assim, não haverá uma «missa nova», mas sim várias, nas quais cada um poderá participar segundo a proximidade geográfica, de modo que quantos o desejarem tenham oportunidade de participar numa celebração e nenhuma delas se torne uma aglomeração.

O frei Renato, que foi ordenado diácono no dia 1 de dezembro de 2019, é natural da Vila Nova, na Ilha Terceira (Açores), onde nasceu a 3 de maio de 1992. O seu percurso vocacional está intimamente ligado à sua família e à comunidade paroquial do Divino Espírito Santo, no seio das quais foi acolhendo e reconhecendo a vocação à vida religiosa e sacerdotal. Foram particularmente importantes a proximidade com o seu pároco e os movimentos juvenis.

Após um processo de acompanhamento e discernimento vocacional, foi recebido a 15 de outubro de 2010, no Postulantado da nossa Ordem, na comunidade formativa do Porto, enquanto iniciava os estudos teológicos no Centro Regional do Porto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu o hábito carmelita, iniciando o noviciado, a 2 de setembro de 2012 e, no dia 31 de agosto do ano seguinte, fez a sua Profissão Temporal, no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas. Entre setembro de 2013 e outubro de 2016, continuou o seu percurso formativo nas comunidades formativas de Salamanca e Madrid (Espanha), prosseguindo os estudos académicos na Universidad Pontificia de Salamanca e na Universidad Pontificia de Comillas-Madrid. A partir de 2016, integrou as comunidades carmelitas de Fátima e do Porto, concluindo o seu período de formação inicial com a Profissão Solene, a 14 de dezembro de 2018, no Convento Stella Maris (Porto). Atualmente, faz parte da comunidade de Fátima, na Domus Carmeli.

Damos graças a Deus pela entrega do frei Renato e pedimos a vossa oração por este jovem carmelita descalço.

https://youtu.be/pkT2qBWBNRs

 

2021-04-25

 
[Voltar às notícias]