Retiro de Advento 2020 (ONLINE)

 

Image

Os Carmelitas Descalços oferecem novamente a possibilidade de viver um retiro de advento online, oferecendo meditações para cada semana de advento e algumas pistas para cada dia. Desta vez seremos acompanhados por uma carmelita francesa, Bárbara Acarie, a Bem-Aventurada Maria da Encarnação (1566-1618).
Será possível que o dom que Deus faz de Si próprio na noite de Natal não nos baste? Esta é a interpelação que nos faz a mulher que foi charneira da renovação da Igreja em França, na questão das guerras religiosas, e que fundou no seu país o Carmelo Reformado por Teresa de Jesus. Bárbara Avrillot, nascida em 1566, numa família rica da nobreza aristocrática parisiense, tornou-se Dona Acarie aos 16 anos, pelo seu casamento com Pedro Acarie, da alta nobreza. Tiveram seis filhos. Três das suas filhas entram no Carmelo e quando a própria Bárbara Acarie fica viúva ingressa também no Carmelo e aí leva uma vida de grande santidade.

São os pensamentos e experiência espiritual desta figura do Carmelo, menos conhecida do grande público, que nos vão ajudar a viver este tempo de advento.
Seguiremos esta Bem-Aventurada de domingo em domingo até à alegria do Natal:
- 1º domingo: «Vigiai!» - virgindade e vigilância;
- 2º domingo: «Ele vos batizará no Espírito Santo» - obediência e liberdade;
- 3º domingo: «Eu não sou digno de Lhe desatar a correia das sandálias» - ação e contemplação;
- 4º domingo: «Faça-se em mim segundo a tua palavra» - fecundidade eclesial
- Natal: Divina humildade - o espírito da infância;

Em cada sexta-feira receberão estas meditações. Quem já se inscreveu nos anos anteriores não precisa de o fazer de novo. Este retiro foi preparado pelo carmelita Fr. Olivier Rousseau e pelas Irmãs do Carmelo de Pontoise, França. A Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços traduziu e adaptou para a língua portuguesa.

As inscrições podem ser feitas em: http://webretiro.karmel.at/

 

2020-11-18

 
[Voltar às notícias]