Uma escola de oração para iniciar na experiência de Deus

 

Image

Uma escola de oração para iniciar na experiência de Deus

Os discípulos viram Jesus em oração e pediram-Lhe: «Senhor, ensina-nos a orar». E Jesus ensinou dizendo: «Pai». Orar ensina-se e aprende-se. O caminho da oração faz-se por etapas, com criatividade, discernimento e companhia de mestres experimentados nas coisas de Deus.
Para responder a esta necessidade, os Carmelitas Descalços, em colaboração com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa, vão lançar em Fátima uma Escola de Oração. Aberta a todos, com uma componente teórico-prática e mistagógica, percorrerá os princípios fundamentais da oração cristã, educará para a oração eclesial, para a experiência de Deus, para a contemplação. A frequência desta escola de oração ajudará a intensificar a vida de oração e preparará os seus participantes para serem dinamizadores da pastoral da oração nas suas comunidades.
Esta Escola de Oração contém um Curso de Oração constituído, basicamente por três conferências, proferidas ao sábado, da responsabilidade da Faculdade de Teologia, razão pela qual poderão ser creditada para os participantes que assim o desejarem, desde que preencham outros requisitos que a mesma Faculdade definirá. As demais atividades da Escola são sobretudo da responsabilidade da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Esta Escola de Oração desenvolver-se-á ao longo do ano pastoral 2018-2019, em 5 sessões durante 5 fins-de-semana. Esta iniciativa constará de momentos orantes, celebrações e atividades formativas. A escola compreenderá conferências, worshops, trabalhos de grupo, experiências concretas de oração para análise e discernimento dos participantes, testemunhos das diferentes formas de oração da Igreja, orantes do passado e do presente, a oração nos diferentes buscadores de Deus, silêncio, orar com as crianças, orar com os jovens, orar na fragilidade, sinais de contemplação, leitura espiritual, lectio divina, novos orantes numa cultura secularizada, dificuldades de oração, oração com as diferentes expressões artísticas: música, escultura, símbolos, cine-forum. Entre cada sessão propõe-se o estudo de um orante bíblico ou de um mestre de oração.

Os três primeiros fins-de-semana apresentam um itinerário orante, um bloco unitário de pedagogia da oração que tem em conta as várias etapas do caminho espiritual desde o início até às etapas mais elevadas da vida espiritual:
- primeiro módulo, oração vocal e meditação, com a respetiva pedagogia;
- segundo módulo, oração de recolhimento, com a respetiva pedagogia;
- e terceiro, experiencia contemplativa, com a respetiva pedagogia.
Com este bloco de três módulos pretende-se apresentar a formação integral do orante; enquanto, que no quarto módulo se apresentará a arte da mistagogia para iniciar outros na oração; e o quinto pretende questionar a (in)existência de propostas de oração na pastoral da Igreja, bem como as repercussões dos frutos da oração na vida eclesial.

As datas para o primeiro ano da escola e curso de oração são os seguintes:
09 a 11 de Novembro de 2018
25 a 27 de Janeiro de 2019
22 a 24 de Fevereiro de 2019
05 a 07 de Abril de 2019
17 a 19 de Maio de 2019

A escola de oração está aberta a todos, com as duas modalidades apresentadas: escola de oração propriamente dita, que engloba todo o fim-de-semana, ou curso de oração, da responsabilidade da Faculdade de Teologia, que compreende a frequência de três aulas aos Sábados, às 9h45, 10h50 e 16h.
Seja qual for a modalidade de participação (escola que engloba todo o fim de semana ou só o curso ministrado aos sábados) o preço da inscrição em todos os 5 encontros é de 100 Euros. Quem participar avulsamente num fim-de-semana, o preço é de 25 Euros para adultos e 20 Euros para jovens. Há possibilidade de alojamento na Domus Carmeli.

Para mais informações contate a Domus Carmeli, em Fátima, pelo telefone 249530650 e domus@domuscarmeli.net

 

2018-05-29

 
[Voltar às notícias]