Bispo carmelita nomeado cardeal

 

Image

O Papa Francisco anunciou a nomeação de novos cardeais para o próximo Consistório a realizar no dia 28 de Junho.
Entre os purpurados está o Carmelita Descalço, D. Anders Arborelius, bispo de Estocolmo, a única diocese católica da Suécia, com cerca de 150.000 católicos, a maioria deles imigrantes de cerca de 90 nacionalidades.
Este novo Cardeal era de família luterana, nasceu a 24 de Setembro de 1949, na Suiça, mas de pais suecos. Aos 20 anos pediu o Baptismo Católico. Dois anos depois entrou na Ordem dos Carmelitas Descalços. Estudou no Teresianum em Roma. Em 1977, fez a sua profissão religiosa e a 8 de Setembro 1979 foi ordenado sacerdote. A 29 de dezembro de 1998 foi nomeado Bispo da Diocese de Estocolmo. É o primeiro bispo católico sueco depois da Reforma Protestante e será o primeiro cardeal na história da fé cristã na Suécia.
Conhece o nosso país e já orientou retiro espiritual à Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços.
Além de D. Anders Arborelius, foram nomeados mais 4 cardeais; são eles, Jean Zerbo, arcebispo de Bamako (Mali), Juan José Omella, arcebispo de Barcelona (Espanha), Louis-Marie Ling Mangkhanekhoun, vigário apostólico de Pakse (Laos) e Gregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de San Salvador (El Salvador).

 

2017-05-23

 
[Voltar às notícias]