VI Dia da Família Carmelita

 

Image

No dia de 10 de junho, realizar-se-á o VI Dia da Família Carmelita. Este ano a comunidade de Aveiro acolherá o encontro, que decorrerá a partir das 10h e reunirá toda a Família Carmelita em Portugal. O ponto alto do encontro será a Eucaristia Vespertina da Solenidade da Santíssima Trindade, presidida pelo Padre Provincial, Pe Pedro Lourenço Ferreira.
O carisma e a espiritualidade carmelita descalça, dadas à Igreja em Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, reúne em comunhão familiar todos aqueles que o vão recebendo. Assim, o encontro justifica-se por si mesmo: como qualquer família, também a família carmelita tem necessidade de encontrar-se. Por isso, este é o encontro de todos os que fazem parte desta família: irmãs carmelitas, frades carmelitas, carmelitas seculares, leigos, membros activos dos diferentes grupos e ministérios das nossas comunidades (grupos corais, leitores, acólitos, ministros da comunhão, grupos de oração, grupos missionários, grupos de jovens, catequistas, paróquias, ex-seminaristas, funcionários e amigos)... Esta iniciativa pretende ser um espaço de encontro, de partilha, de convívio, formação e celebração de toda a família carmelita, que a recreia, reforça e impulsiona. Assim, espelhar-se-á na Família Carmelita a comunhão que é a Santíssima Trindade, modelo de toda a família.
Em comunhão com a Igreja em Portugal, o encontro terá como mote a mensagem de Fátima neste Centenário das Aparições de Fátima. O Pe Joaquim Teixeira, encarregado da organização deste encontro pelo Padre Provincial, explicita a relação entre a Mensagem de Fátima e a nossa espiritualidade: «Há muitos pontos de encontro entre a Mensagem do Anjo e de Nossa Senhora em Fátima confiada aos Pastorinhos e a nossa espiritualidade carmelita. Nossa Senhora na aparição de Outubro apareceu com o hábito de Nossa Senhora do Carmo; a Ir. Lúcia de Jesus escolheu o Carmelo para se consagrar ao Senhor nesta Ordem de Maria no Convento de Coimbra, onde aí assimilou e viveu os valores da oração e do sacrifício que a Virgem lhe pediu; na vida e santidade dos Beatos Francisco e Jacinta encontramos experiências de Deus que evocam facilmente as dos nossos santos: o amor ao Deus escondido de S. João da Cruz, a paixão pela Igreja de Santa Teresa de Jesus, o caminho da infância espiritual de Santa Teresinha… Portanto, vamos ter fortes motivos para aprofundar a nossa espiritualidade em diálogo com a de Fátima, num ambiente de festa e encontro.»
Depois de Avessadas em 2013, Braga em 2014, Viana do Castelo em 2015, Porto em 2016, o encontro volta a ser acolhido pela comunidade de Aveiro que já o tinha acolhido na primeira edição, em 2012. O programa do encontro será o seguinte:
10h00 – Acolhimento e apresentação
11h00 – Tema de reflexão
11h45 – Reunião por grupos
13h00 – Almoço partilhado
14h00 – Convívio
15h30 – Preparação da eucaristia
16h00 – Eucaristia
17h00 – Lanche e despedida.
Todos os que desejem participar devem fazer a sua inscrição junto de cada comunidade. O casal carmelita secular Márcia e Gustavo Borges coordenarão de novo esta atividade. Mais informações e esclarecimentos podem ser pedido à comunidade de Aveiro ou aos referidos carmelitas seculares através dos contactos marcia.vieira82@gmail.com e gustavotatoborges@gmail.com.

 

2017-05-11

 
[Voltar às notícias]