XIII Capítulo Provincial

 

Image

A província portuguesa dos Carmelitas Descalços reuniu-se no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, entre os dias 18 e 22 de Abril para a celebração do XIII Capítulo Provincial. Os 15 capitulares presentes nesta reunião participaram na eleição do novo Provincial, dos Seus Conselheiros e dos Superiores das comunidades carmelitas portuguesas e da missão carmelita em Timor e projetaram a vida nesta circunscrição da Ordem para o triénio 2017-2020.

Convocado pelo Padre Provincial cessante, o P. Joaquim Teixeira, a 17 de Outubro de 2016 e preparado pelo Conselho Provincial bem como por um Plenário decorrido a 27 de Janeiro de 2017, o Capítulo Provincial, celebrado a cada três anos segundo as Constituições, teve como missão primordial “olhar pelo estado espiritual e temporal da Província e prescrever as oportunas Determinações dentro da sua própria competência e notificá-las ao Definitório” (C 195). Ainda que em diferentes graus, as três manifestações carismáticas da Ordem (frades carmelitas, irmãs carmelitas e carmelitas seculares) bem como outras obras e movimentos associados às comunidades da Ordem estiveram implicadas nas decisões emanadas deste capítulo.
Os trabalhos capitulares iniciaram-se com o momento significativo: a Missa do Espírito Santo, na qual se implora uma efusão renovada do Dom do Ressuscitado para este momento alto da vida da província. Seguiu-se a apresentação da informação relativa à vida da Província feita pelo Provincial cessante. Depois, procedeu-se à eleição do Provincial. A partir deste momento, foi o Provincial que, presidindo e ouvindo o capítulo, propôs a ordem dos trabalhos.

No dia 18 de Abril de 2017, a província portuguesa da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, dos Padres Carmelitas Descalços, elegeu Pedro Lourenço Ferreira, provincial para o triénio de 2017-2020.

Pedro Lourenço Ferreira, natural de Fontes, diocese de Leiria-Fátima, tomou o hábito religioso de carmelita em 1967 – há cinquenta anos – e professou solenemente em setembro de 1975. Ordenado presbítero em 1976, procurou servir a Igreja nos trabalhos da Ordem. Exerceu os ofícios de superior nas comunidades de Fátima e Avessadas. Foi mestre de noviços, diretor das Edições Carmelo. Criou as estruturas da Domus Carmeli em Fátima. Acolheu o Capítulo Geral da Ordem realizado em Fátima em 2009. Foi Provincial por cinco vezes.

Estudou Liturgia em Roma, onde se licenciou em 1975. Lecionou Liturgia em alguns Seminários e Institutos, dirigiu cursos e conferências no âmbito da pastoral litúrgica. Integra o Secretariado Nacional de Liturgia desde 1978, como vogal, e desde novembro de 1994 como diretor e secretário da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade. Estabeleceu a sede do Secretariado Nacional de Liturgia em Fátima e criou estruturas de atividade editorial para gestão dos livros litúrgicos, sob a tutela da Conferência Episcopal Portuguesa. Promoveu a revisão de todos os livros litúrgicos e preparou as respetivas edições com toda a atividade de pré-impressão.

Foram eleitos para Conselherios provinciais:
I Conselheiro: P. Alpoim Alves Portugal
II Conselheiro: P. Joaquim da Silva Teixeira
III Conselheiro: P. Vasco Nuno Tavares da Costa
IV Conselheiro: P. Armindo dos Santos Vaz


O XIII Capítulo Provincial determinou a constituição das comunidades da província da seguinte forma:

AVEIRO
P. António Fernando Sá Reis
P. João de Sousa
P. Pedro Lourenço Ferreira


AVESSADAS
P. Agostinho dos Reis Leal
P. Alpoim Alves Portugal
P. Manuel de Jesus Vaz de Brito
P. Agostinho Gonçalves de Castro


BRAGA
P. José Carlos Vechina
P. João Manuel Teixeira da Costa
P. Marco Paulo Domingues Caldas


FÁTIMA (Noviciado)
P. Joaquim da Silva Teixeira
P. José Maria Lourenço Francisco
P. Armindo dos Santos Vaz
P. Alfredo Martins Bento
P. Carlo Dalla Valle
P. Vasco Nuno Tavares da Costa


FUNCHAL
P. Manuel Dias Vieira Costa
P. Avelino Fernandes Lopes
P. Vasco depois do Noviciado


PORTO (Postulantado)
P. Manuel Fernandes dos Reis
P. Jorge dos Santos Vaz
P. Carlos Manuel Gonçalves
P. João Ricardo Costa Rego


VIANA
P. Rui Fernandes Rodrigues
P. Joaquim da Rocha Maciel
P. António Fernandes Gonçalves
P. Silvino Teixeira Filipe
Fr. Domingos Borlido de Melo


TIMOR
P. António Gonzalez Lopez
P. Nuno Pereira
P. Noé Danilo Aleixo Martins

 

2017-04-21

 
[Voltar às notícias]