Pedro Lourenço Ferreira eleito provincial dos padres Carmelitas Descalços

 

Image

A Província Portuguesa da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, dos Padres Carmelitas Descalços, reunida em Capítulo no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, elegeu Pedro Lourenço Ferreira, provincial para o triénio de 2017-2020.

Pedro Lourenço Ferreira, natural de Fontes, diocese de Leiria-Fátima, tomou o hábito religioso de carmelita em 1967 – há cinquenta anos – e professou solenemente em setembro de 1975. Ordenado presbítero em 1976, procurou servir a Igreja nos trabalhos da Ordem. Exerceu os ofícios de superior nas comunidades de Fátima e Avessadas. Foi mestre de noviços, diretor das Edições Carmelo. Criou as estruturas da Domus Carmeli em Fátima. Acolheu o Capítulo Geral da Ordem realizado em Fátima em 2009. Foi Provincial por cinco vezes.

Estudou Liturgia em Roma, onde se licenciou em 1975. Lecionou Liturgia em alguns Seminários e Institutos, dirigiu cursos e conferências no âmbito da pastoral litúrgica. Integra o Secretariado Nacional de Liturgia desde 1978, como vogal, e desde novembro de 1994 como diretor e secretário da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade. Estabeleceu a sede do Secretariado Nacional de Liturgia em Fátima e criou estruturas de atividade editorial para gestão dos livros litúrgicos, sob a tutela da Conferência Episcopal Portuguesa. Promoveu a revisão de todos os livros litúrgicos e preparou as respetivas edições com toda a atividade de pré-impressão.

O XIII Capítulo Provincial, da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal, teve hoje início e findará no próximo dia 22 de Abril. A cada três anos reúne-se o Capítulo para avaliar toda a vida da Província e projetar novos planos e novas prioridades para um novo triénio. Além da eleição do provincial, também se elege um novo Governo Provincial e os superiores das comunidades.

 

2017-04-18

 
[Voltar às notícias]