Província de Nossa Senhora do Carmo reunida em Capítulo

 

Image

A província portuguesa dos Carmelitas Descalços reúne-se no Convento do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, entre os dias 18 e 22 para a celebração do XIII Capítulo Provincial. Os 15 capitulares presentes nesta reunião irão participar na eleição do novo Provincial, dos Seus Conselheiros e dos Superiores das comunidades carmelitas portuguesas e da missão carmelita em Timor e projetar a vida nesta circunscrição da Ordem para o triénio 2017-2020.

Convocado pelo Padre Provincial cessante, o P. Joaquim Teixeira, a 17 de Outubro de 2016 e preparado pelo Conselho Provincial bem como por um Plenário decorrido a 27 de Janeiro de 2017, o Capítulo Provincial, celebrado a cada três anos segundo as Constituições, tem como missão primordial “olhar pelo estado espiritual e temporal da Província e prescrever as oportunas Determinações dentro da sua própria competência e notificá-las ao Definitório” (C 195). Ainda que em diferentes graus, as três manifestações carismáticas da Ordem (frades carmelitas, irmãs carmelitas e carmelitas seculares) bem como outras obras e movimentos associados às comunidades da Ordem estão implicadas nas decisões emanadas deste capítulo.
Os trabalhos capitulares iniciam-se com o momento significativo: a Missa do Espírito Santo, na qual se implora uma efusão renovada do Dom do Ressuscitado para este momento alto da vida da província. Segue-se a apresentação da informação relativa à vida da Província feita pelo Provincial cessante. Depois, procede-se à eleição do Provincial. A partir deste momento, é o Provincial que, presidindo e ouvindo o capítulo, propõe a ordem dos trabalhos. A conclusão dos trabalhos está prevista para o sábado, ao final da manhã.

Pedimos a toda a família carmelita e a todos os nossos irmãos na fé que se unam a nós em oração para que este momento de graça da vida da província decorra iluminado e guiado pelo Espírito Santo. Pedimos que associem a esta intenção os trabalhos capitulares das várias províncias europeias dos carmelitas que decorrem em simultâneo com os da província portuguesa. Através deste meio oficial iremos informando dos trabalhos desta reunião.

 

2017-04-17

 
[Voltar às notícias]