Carmelitas com novas propostas orantes no mundo digital

 

Image

A Ordem dos Carmelitas Descalços, formada pelas suas três expressões carismáticas, irmãs, frades e seculares, tem como missão viver e oferecer à Igreja possibilidades de cultivar a oração e a espiritualidade. Aspirando cumprir a nossa missão nos tempos que nos tocam viver, informamos com alegria que a partir do dia 19 de Março, Solenidade de S. José, passamos a transmitir diariamente a oração litúrgica de Laudes e Vésperas.
Esta transmissão é realizada em diversas plataformas digitais, todas disponíveis através do site www.carmelitas.pt: uma webrádio, denominada «Monte Carmelo», radio.carmelitas.pt; uma secção multimédia, multimedia.carmelitas.pt; e redes sociais, concretamente em Facebook da Ordem dos Carmelitas Descalços.
A oração de Laudes é transmitida, em diferido, às 8h30 da manhã e a oração de Vésperas, em direto, às 18h15. Numa primeira fase, emitimos a partir do Carmelo de S. José, em Fátima, mas futuramente oferecemos estas orações a partir de outros Carmelos de Portugal. Também planeamos fazer algumas transmissões em direto, sobretudo nas grandes festas do calendário litúrgico da Ordem dos Carmelitas Descalços.
Com este passo, o Carmelo Teresiano enriquece a sua oferta orante no mundo digital. Já disponibilizamos há três anos o «Orar com os Místicos», um recurso orante que enviamos diariamente a todos os que se inscrevem na newsletter.
Estas orações diárias também são disponibilizadas, em versão áudio, na webrádio «Monte Carmelo» que, além de privilegiar a música com mensagem da espiritualidade carmelita e música litúrgica, oferece também momentos orantes (como o Terço, o Ângelus, Via Sacra, Completas…), temas de formação de espiritualidade cristã e carmelita, o Evangelho diário, notícias da vida das comunidades e das iniciativas da família carmelita, momentos para os mais pequenos (orações infantis, histórias infantis da vida dos nossos santos…) e outros conteúdos que vamos criando a partir das comunidades de padres, de irmãs e dos leigos carmelitas.
Outras iniciativas digitais que pretendem oferecer à Igreja o cultivo da vida espiritual são o Boletim de Espiritualidade (cuja inscrição gratuita se pode fazer em espiritualidade.carmelitas.pt), onde reunimos várias propostas relativas à vida espiritual. Na secção Multimédia disponibilizamos também diversos vídeos de formação das iniciativas que realizamos na nossa Província.
Futuramente, aproveitando as novas tecnologias, pensamos criar novas formas de levar o Evangelho, vivido segundo a espiritualidade do Carmelo, ao maior número possível de pessoas, com o desejo de sermos fiéis à missão no mundo de hoje.
Os meios humanos e técnicos que dispomos são escassos mas pretendemos ir mais longe com a vossa ajuda e a generosidade de todos.

 

2017-03-20

 
[Voltar às notícias]