Comunidade

 

 

   

A Congregação das Carmelitas Missionárias, fundada em 1860 pelo Pe. Francisco Palau  y Quer, apresenta-se à Igreja como um ramo frondoso da Família Teresiana; um enxerto vigoroso que toma a sua seiva  do velho tronco carmelitano transformando-a em novos frutos.

Vejamos algumas características que nos revelam isso mesmo:

-         A vocação à íntima comunhão com Deus no silêncio e na solidão.

-         A vida de oração que reclama abnegação evangélica, a conversão do coração e a prática das virtudes.

-         A vida mariana assume-se como algo conatural, porque "Maria enche, com a sua presença,  a história do Carmelo"

-         A vida fraterna tem um estilo tipicamente teresiano.

As Carmelitas Missionárias, são uma Congregação religiosa laical, fundada em 1860-1861 pelo Padre Francisco Palau y Quer, Carmelita Descalço, para cumprir uma missão peculiar na Igreja. Foi aprovada como Instituto de direito pontifício, a 3 de Dezembro de 1907, pelo Papa Pio X.

Por razão do seu próprio carisma, a nossa vida religiosa é apostólica. As formas específicas do nosso apostolado são:

  • educação cristã
  • assistência no campo da saúde
  • actividade missionária
  • evangelização no campo social

Espalhadas pelos cinco Continentes, actualmente estamos em Faro, desde 1976, numa zona do Algarve que se converteu em cidade turística pela beleza das suas costas.

Os jovens e as crianças, sobretudo em zonas rurais, encontram nas poucas Irmãs que formamos a "Comunidade Betânia", um apoio e acompanhamento que alivia sofrimentos e orienta a vida.

Damos o melhor de nós mesmas para verter sobre todos aqueles que vêm ao nosso encontro essa grande energia de um Evangelho humanizante e libertador que procuramos beber, cada dia, na Fonte Viva da Eucaristia e da Oração.