Casas de oração

«Jesus disse aos Apóstolos: Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco» (Mc 6, 31)

 

Os conventos dos carmelitas descalços são primordialmente casas de oração. A vida orante é nota distintiva das comunidades da família carmelita.
Os espaços e momentos de oração estão cada vez mais abertos à participação de todos aqueles que pretendem crescer na amizade com Deus.
Assim, as comunidades de irmãs ou de frades são enriquecidas com a presença dos leigos, alargando assim a realidade da comunidade orante.

 

Espaços de oração

Nas comunidades dos/das carmelitas há a oportunidade de encontrar espaços de recolhimento e silêncio que convidam à intimidade com o Senhor. Nalgumas comunidades a natureza envolvente aos conventos também contém sugestivos convites à oração. Há uma efectiva preocupação por manter as igrejas e/ou capelas abertas por largos períodos de tempo.

 

Momentos orantes

Nas nossas comunidades encontra facilmente a oportunidade em participar:
Na Liturgia das Horas, sobretudo na Hora de Laudes e Vésperas.
Na Adoração e Visitas ao Santíssimo.
Na recitação do Terço.
Em Vigílias de Oração nas festas litúrgicas onde mais se recomendam.

 

Reconciliação

Os padres carmelitas fazem questão de assegurar nos seus conventos a disponibilidade constante de um confessor para atender os fiéis que procuram o sacramento da reconciliação. Normalmente confessa-se de Terça a Sábado.

 

Atendimento espiritual

Também deriva do carisma dos carmelitas e do seu serviço à Igreja a dedicação ao atendimento espiritual dos cristãos que necessitam de um guia que os ajude a percorrer os caminhos do Espírito. Este serviço tem que ser programado porque exige uma maior disponibilidade de tempo, por isso necessita de agendamento prévio com o sacerdote pretendido.

 

Acolhimento e hospedagem

Além das oportunidades referidas, alguns dos nossos conventos também estão preparados para oferecerem o serviço de hospedagem, de tal forma que pessoas ou grupos pastorais possam neles realizarem os seus retiros, acções de formação, encontros, seja para jovens, adultos, leigos, sacerdotes ou religiosas… contando com o apoio, sempre que possível e solicitado, dos padres da respectiva comunidade
Estando nestas condições:
- Casa de Oração «S. João da Cruz», em Avessadas, Marco de Canaveses;
- O Convento de Fátima, Domus Carmeli, Centro Mariano Internacional;
- E o Convento de Viana do Castelo.